Apartamento de 40 m² ganhou reforma que otimizou e trouxe soluções para sua pequena metragem

Imóvel em São Paulo, usado com frequência pela família maranhense, se transformou sob o comando da arquiteta Pati Cillo até conquistar todo o conforto de lar principal



A metragem pequena, de apenas 40 m², não foi empecilho para a arquiteta Pati Cillo, à frente do escritório Pati Cillo Arquitetura, deixar de lado as necessidades e os sonhos dos moradores. A família, que vive em São Luís, no Maranhão, utiliza o apartamento na Vila Nova Conceição, em São Paulo, como apoio quando estão na cidade por motivos de trabalho ou estudo.

Além de pedirem um espaço prático e confortável, solicitaram que a arquiteta posicionasse o banheiro dentro do dormitório, transformando em uma suíte. Para essa construção, a profissional trabalhou em ajustes na planta original que resultaram na integração entre cozinha e lavanderia, tornando-se mais compactas e dinâmicas.

Nessa mudança arquitetônica, Pati Cillo revela que a passagem da tubulação do novo banheiro foi um desafio para que não fosse percebido depois da obra pronta. “Executamos uma base abaixo do móvel da televisão e do caixilho a sala para a passagem desses tubos e tivemos êxito”, explica a profissional.



</