Apartamento de 64m² traz cozinha provençal com visual moderno

Com muito conceito que se refere a biofilia, com direito a espaço externo para plantas e uma cozinha provençal, com muita integração dos ambientes e rico em detalhes, o investimento da reforma foi de R$ 90 mil



Assinado pelas jovens arquitetas e especialistas em interiores Camila Marinho e Renata Assarito, fundadoras do escritório Studio M & A Arquitetura, o apartamento foi pensado para uma senhora de 60 anos, que desejava ambiente aconchegante para receber a família nos finais de semana. Localizado em Barueri, na grande São Paulo e com 64m², o projeto demorou seis meses para ficar pronto. O valor investido foi de R$ 90 mil. Vale a pena considerar que foi feita uma grande intervenção no apartamento. Lembra muito uma casa térrea com todo o seu jardim mas trás toda a versatilidade e funcionalidade que um apartamento oferece.



O que realmente tem destaque nesse apartamento está no fato de mesclar elementos da natureza, com aspectos modernos e uma cozinha com tonalidades em azul. “Usamos combinações da biofilia e detalhamento em todos os cômodos. Unimos o estilo moderno, mas sem exagerar nas informações, o que gerou um ambiente mais clean. O charme do apartamento está na riqueza de detalhes,  investimos em um estilo que remete ao romantismo e delicadeza, características presentes na moradora. Escolhemos a cor azul para dar uma modernizada”, explica Camila Marinho, sócia-proprietária do Studio M & A Arquitetura. 

As arquitetas pontuam abaixo os principais detalhes do apartamento. Confira:  



Cozinha provençal com toque azul: a cozinha é o ambiente que mais traz aspectos modernos ao apartamento. “Esse estilo foi muito utilizado no século XVI, mas agora voltou como tendência trazendo um ar contemporâneo. Optamos por ele na decoração, para trazer um ar agradável e jovial ao apartamento. Utilizamos um armário no tom azul pastel, com detalhes em madeira, aparadores, bancada branca, com o intuito de levar mais charme ao cômodo”, detalha Renata Assarito. 



Sala de estar integrada para unir a família: o espaço entre a sala de estar, a mesa de jantar para família e a bancada para refeições do dia a dia traz amplitude, aproveitamento o máximo do ambiente. “Pensamos em móveis e cores que trouxesse a sensação de integração entre os espaços, assim durante a semana a moradora não precisa fazer suas refeições em uma mesa para tantas pessoas e ainda se sente aconchegante no espaço que foi proporcionado”, diz Camila.



Cômodos com cores mais claras: as cores claras foram utilizadas nas paredes para dar mais destaque em alguns pontos. “A parede azul logo na entrada foi utilizada com o objetivo de  transmitir paz e tranquilidade. O piso em tom amadeirado traz a sensação de aconchego, já a parede com revestimento marmorizado dá um toque de sofisticação. Projetamos cada cômodo pensando em toda a funcionalidade que teria. Aproveitando o máximo de espaço para armários, sem deixar o ambiente pesado. Por isso os toques com decoração foram tão importante, conclui Renata Assarito. 



Minha opinião:

Gostaria muito de ver as fotos de como era o apartamento, fiquei muito curiosa para saber o porque da reforma ter custado 90 mil reais. Vendo as fotos posso presumir que foram feitas algumas demolições da sala para o patio e que também tem uma generosa cobertura na parte externa - que já justificam o custo. A que se considerar também que uma cozinha provençal com um acabamento em laca não deve ter custado menos de 18 mil (aqui na minha cidade essa é a média) e de que foram feitas intervenções em todos os cômodos do apartamento. Achei uma solução muito harmoniosa e econômica (sem falar do fator sustentável) o fato de haver móveis antigos no projeto. Na sala de jantar, por exemplo, presumo que foi aproveitado o balcão do buffet com o espelho o que trás para o cliente a possibilidade de se usar o que já se tem sem fazer uma terra arrasada de tudo que o cliente adquiriu ate então. Um bom arquiteto tem visão disso, parabéns! Um toque a mais poderia ter na troca dos puxadores. Mas o projeto como um todo está sensacional.

Karina T. Gularte




Sobre o Studio M & A Arquitetura

Formadas em arquitetura e especialistas em design de interiores, as arquitetas Camila Marinho e Renata Assarito são sócias do escritório Studio M & A Arquitetura. Fundado em 2017, o escritório conta com diversos projetos residenciais e comerciais em seu portfólio. As arquitetas buscam levar função, conforto e estética com um toque especial para cada cliente. O instagram da dupla @studioma_arquitetura traz projetos autorais e dicas de arquitetura, além de possuir alto engajamento. 

584 visualizações0 comentário