Fáceis de plantar em casa: conheça os microverdes

Isla Sementes disponibiliza linha especial



Uma nova tendência na horticultura são os microverdes, vegetais ultra jovens, super atrativos e coloridos, ricas em sabor e nutrientes, que estão em evidência na gastronomia, nas feiras e mercados no Brasil e no mundo.


Além desses benefícios, os microgreens, como também são conhecidos, vêm se destacando por serem fáceis de se plantar em casa, pois demandam pouco espaço, podendo ser cultivados em apartamentos sem dificuldades.


Eles apresentam vantagens por terem um ciclo de cultivo muito rápido. Como são plantas no primeiro estágio de crescimento, concentram grandes quantidades de bioativos como oxidantes, vitaminas e minerais. Exemplos, já identificados em estudos científicos, mostraram diferenças em relação às plantas adultas de até 40 vezes a concentração de alguns nutrientes.


A Isla Sementes disponibiliza sementes de microverdes de beterraba, coentro, couve, manjericão, mostarda, rabanete, repolho roxo, rúcula e salsa e apresenta um passo a passo de como produzi-los em casa. Confira!


1 - Separe os materiais necessários

Para a produção dessas cultivares em casa, é necessário ter um recipiente com furos (pode ser um vaso, jardineira ou mesmo bandejas plásticas para pães e bolos, e neste caso basta fazer furinhos para que a água das regas possa escorrer), borrifador de água e substrato (húmus, fibra de coco ou outro que seja acostumado usar, pode ser encontrado em lojas de cultivo de plantas).


2 - Escolha suas sementes

Enquanto no cultivo normal são utilizadas poucas sementes, na produção de microverdes é necessário utilizá-las com mais densidade, pois cada pequena plantinha é uma semente que germinou e começou a se desenvolver. Para definir a quantidade de sementes ideal para você, leve em conta o tamanho do recipiente que está sendo utilizado e confirma as informações de cada variedade no verso da embalagem.


3- Prepare o recipiente

Caso esteja utilizando uma bandeja, coloque cerca