Madeira, revestimentos texturizados e jogos de luz propiciam elegância e atmosfera acolhedora

A pedido da jovem moradora, foi contemplado elementos que aqueceram os ambientes e conferiram um visual elegante e moderno para a décor assinada por Cristiane Schiavoni



Fotos: Carlos Piratininga

E foi com a proposta de promover um projeto super aconchegante que a arquiteta Cristiane Schiavoni, do escritório que leva o seu nome, assumiu a execução da reforma do apartamento, localizado em São Paulo, para uma jovem cliente.

“Me encantei pelo seu jeito alto astral e amoroso. Trabalhamos uma proposta sob medida para o seu perfil, de forma que ela possa vivenciar o aconchego, no pleno significado da palavra lar, após chegar de uma longa viagem”, releva Cristiane, que além disso contemplou outro pedido: proporcionar espaços para receber amigos e familiares.

Durante a execução do imóvel de 88 m², a profissional ainda contou com a confiança integral da moradora, que sempre recusou os convites para acompanhar a obra in loco. “Seu desejo era ver apenas depois de pronto”, relembra.

Para conferir o visual receptivo que ela almejava, a arquiteta apostou em elementos que conferem a sensação de aquecer os ambientes, como o uso do piso de madeira, revestimentos com texturas e a presença de tecidos naturais, como o linho.




Com a dupla função de living e home theater, a composição da sala precisava transmitir versatilidade. Assim, a profissional elegeu um sofá amplo e convidativo junto com dois seat gardens que fazem as vezes de banquinho, pufe e até mesinha de apoio quando ela recebe visitas em casa. Evidenciando a estética moderna e a funcionalidade, o painel de madeira onde está fixada a TV é daquelas ideias que equacionam, de uma só vez, várias funções. Na parte superior, armários organizam itens pessoais e, por conta do vão entre a parede, foi possível embutir as caixas de som do home theater.




Com uma mistura de elementos, a sala de jantar evoca a brasilidade com a parede que foi coberta com o efeito rústico e tom delicado da pedra arenito. Em madeira levemente escurecida, a mesa com essência mais clássica é acompanhada por seis posições de cadeiras de madeira com encosto de telinha. Para realçar a decoração, o projeto luminotécnico contempla um mix de iluminação direta e indireta por meio de spots embutidos e arandelas que valorizam o revestimento e reforçam a sensação de bem-estar tão desejada.



Com uma profundidade bastante agradável, para a varanda a arquiteta incorporou um jardim vertical na parede do fundo, devidamente acompanhado por um sofá de fibra sintética e um banco de madeira. Como uma ode ao natural, vasos cerâmicos perfazem a ambientação propícia para um inebriante contemplar do skyline ao lado de seus amigos.



Com base na planta original, Cristiane empreendeu uma significativa alteração: onde era a área de serviço, a inversão da porta do banheiro permitiu a colocação de um lavabo. A aparência do amadeirado se fez presente nos dois porcelanatos especificados pela profissional – um aplicado no piso e o outro empregado para revestir a bancada. O papel de parede texturizado teve sua beleza ampliada com a iluminação indireta atrás do espelho e embaixo da bancada.





Na suíte máster, Cristiane partiu para o reaproveitamento dos armários que acompanharam o imóvel. Com essa faceta de dar nova vida ao que já existe, ela apenas adicionou, em frente à cama, uma sapateira para atender às necessidades da moradora. A arquiteta inverteu a posição da cama para que o banheiro não fosse o ponto de visão da cliente quando estivesse deitada. Entretanto, com a cama levada para a parede da janela, a solução foi criar uma moldura, adicionar um painel ripado nas laterais e instalar uma persiana.



O banheiro da suíte realçou uma paleta de cores fortes, que tem tudo a ver com a personalidade da moradora. “Neste espaço, trabalhei com cinza escuro, preto e azul marinho nas pastilhas. A louça branca e o revestimento claro na área do box agregaram leveza ao espaço”, explica Cristiane.



No outro banheiro que compõe a área íntima, a arquiteta investiu em revestimentos claros e nichos embutidos que foram decorados com pequenas espécies de planta. Harmonia absoluta com a área social.


Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores.

Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.

Av. Imperatriz Leopoldina, 957, sala 1914, Vila Leopoldina, São Paulo

Tel. (11) 3649 4900

www.cristianeschiavoni.com.br

@cristianeschiavoni